Futebol

Cariocas estreiam sem vitórias no Brasileirão e preocupam torcidas

Três times do Rio empataram e um perdeu na primeira rodada

Paulo Sousa ainda não conseguiu implementar sua filosofia de jogo no Flamengo
Paulo Sousa ainda não conseguiu implementar sua filosofia de jogo no Flamengo |  Foto: Gilvan de Souza/CRF
 

O final de semana foi marcado pela abertura das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. No entanto, o início da jornada não foi positivo para os quatro grandes do Rio de Janeiro, que não conseguiram vencer em seus primeiros confrontos. 

O Vasco da Gama foi quem entrou em campo primeiro. Na sexta-feira (8), com o estádio de São Januário lotado pela torcida, o Cruzmaltino não passou de um empate por 1 a 1 com o Vila Nova-GO na abertura da Segundona. A equipe de Zé Ricardo começou empolgando ao abrir o placar logo aos 8 minutos, com Raniel.

No entanto, o time parou por aí e, com um futebol burocrático, sofreu o gol de empate, marcado por Arthur Rezende, apenas três minutos depois, e não conseguiu engrenar em busca da vitória. Criticado, Zé Ricardo admitiu que a atuação e o empate na estreia foram "muito decepcionantes".

Já o Fluminense recebeu o Santos no Maracanã no sábado (9) e ficou no zero a zero. Sem Paulo Henrique Ganso, poupado, o Tricolor deixou a desejar na criatividade e na armação. Ainda assim, criou algumas chances e só não saiu de campo devido à má pontaria dos seus homens de frente.

Aos 39 do segundo tempo, o experiente centroavante Fred ainda carimbou o pé da trave ao ficar cara a cara com o goleiro João Paulo. Enquanto isso, o Santos pouco chegou ao ataque, fazendo de Fábio um mero espectador. O goleiro só trabalhou em chute de Vinicius Zanocello, fazendo linda defesa. 

Outro que também ficou no empate foi o Flamengo, que tropeçou no Atlético-GO fora de casa, também no sábado. O Rubro-Negro, que ainda não convenceu na temporada diante do comando do português Paulo Sousa, sofreu seu primeiro gol no Brasileirão aos 29 minutos do segundo tempo, com Wellington Rato.

Ainda assim, o clube da Gávea conseguiu o empate aos 39 do segundo tempo na base do abafa. Em escanteio cobrado na área, Bruno Henrique subiu mais que a defesa e cabeceou firme, no ângulo. Aos 42, Pedro quase conseguiu a virada ao acertar o travessão - mas também escapou do gol do Dragão, que viu Léo Pereira sair livre na cara do gol e finalizar na saída de Hugo, acertando a trave.

Por último, o Botafogo foi a campo neste domingo (10) em sua volta à Primeira Divisão. Com o Estádio Nilton Santos lotado e diante de uma linda festa, o Alvinegro viu o sonho virar pesadelo ao tomar 3 a 0 do Corinthians só no primeiro tempo. Paulinho, Mantuan e Piton marcaram para o Timão.

Na segunda etapa, o time deu uma leve melhora e chegou a descontar com Diego Gonçalves, de pênalti. Mas não foi o suficiente para buscar pelo menos um empate. Alguns reforços, como Patrick de Paula, Piazon e Saravia estiveram bem abaixo do esperado - mostrando que a SAF ainda tem um longo caminho pela frente.

Na próxima rodada da Série A, o Fluminense visita o Cuiabá no sábado (16), às 21h. No domingo (17), o Flamengo recebe o São Paulo às 16h e o Botafogo viaja para enfrentar o Ceará às 19h. Já pela Série B, o Vasco visita o CRB também no sábado, às 19h. 

< Jornal brasileiro publica falsa morte de Rainha da Inglaterra; web reage 'Linda Que Brada'; discurso de Tadeu Schimidt emociona participante e o Brasil <